O rejuvenescimento a laser fracionado é um dos tipos mais eficazes de procedimentos cosméticos para combater as alterações cutâneas relacionadas ao envelhecimento.
Graças a este procedimento, você pode se livrar dos sinais evidentes de envelhecimento sem cirurgia.
O método tem características, indicações e contra-indicações específicas próprias.
Antes de realizar o procedimento, vale a pena consultar um especialista.
Descrição
O rejuvenescimento facial a laser fracionado é uma técnica moderna de aparelhos terapêuticos, que permite não só restaurar, mas também curar a pele.
Graças à ação do feixe de laser, é possível atuar sobre as camadas dérmicas superficiais e profundas. Quando um fluxo de calor é aplicado, a ativação de processos regenerativos no nível celular é observada.
Durante o procedimento, os olhos do paciente são colocados em óculos de proteção especiais.
Eles são necessários para que os flashes de luz durante a operação do laser não danifiquem a retina. É melhor manter os olhos fechados sob os óculos.
Para realizar a manipulação, os especialistas utilizam um dispositivo a laser equipado com fotocélulas, que estão diretamente envolvidas na formação do feixe de laser.
Como resultado da penetração dos raios de alta temperatura, algumas das células evaporam e ocorrem pequenos danos na pele.
A parte não afetada das estruturas celulares sofre rápida divisão, o que contribui para a cicatrização dos microdanos no menor tempo possível. Isso, por sua vez, contribui para a criação de um efeito lifting perceptível a olho nu.
Importante!Além disso, quando exposto a um feixe de laser, desencadeia-se o processo de regeneração, produção natural das fibras de colágeno e elastina. Também há uma melhora na microcirculação do sistema linfático e circulatório.
Graças a esses processos, a epiderme é rejuvenescida, as rugas mímicas são suavizadas e as mais profundas tornam-se menos perceptíveis.
Tipos
Dependendo da profundidade da exposição, o rejuvenescimento fracionário da pele a laser é dividido em dois métodos.
Ablativo
Com essa técnica, o feixe de laser atinge exclusivamente as camadas superficiais da pele, o que ajuda a eliminar os sinais visíveis das alterações relacionadas à idade diretamente do lado de fora. Essa tática é amplamente usada para se livrar das rugas sutis que estão apenas começando a aparecer.
Ressalta-se que esse método de rejuvenescimento não difere na duração do resultado obtido. Para manter o efeito obtido, o procedimento deve ser realizado regularmente.
Não ablativo
O laser tem impacto nas camadas profundas da derme. Neste caso, as áreas superiores da pele permanecem inalteradas. Neste caso, há uma atualização de dentro, que permite salvar o resultado pelo maior período possível.
Importante!Como resultado da utilização dessa técnica de rejuvenescimento, é produzido um grande volume de elastina e colágeno, o que contribui para um aumento da elasticidade da pele em um curto período de tempo.
Se considerarmos o tipo de laser usado, o rejuvenescimento fracionário pode ser o seguinte.
CO2
O comprimento de onda é de 10, 6 mícrons. Destruição pontual de células epidérmicas indesejadas é observada. Graças a essa radiação, a água nos tecidos se aquece rapidamente.
No contexto de sua evaporação, as estruturas celulares das zonas de branqueamento são destruídas. Ao mesmo tempo, a integridade da pele ao redor dessa área não é afetada. Com este método, as áreas danificadas são restauradas devido às células vivas saudáveis que estão localizadas nas proximidades.
PONTO
Essa técnica usa um laser de dióxido de carbono cujo comprimento de onda não excede 10, 6 mícrons. A destruição de estruturas indesejadas ocorre seletivamente. Neste caso, é necessário levar em consideração o momento em que as áreas danificadas alternam com áreas de funcionamento normal. Como resultado, nota-se a formação de uma espécie de grade.
Indicações
Como regra, em uma idade mais madura, os processos metabólicos ficam mais lentos, a pele recebe menos nutrientes e, como resultado, torna-se flácida e flácida. Além disso, no contexto da atrofia gradual da estrutura vascular e celular, começam a aparecer malhas enrugadas. Para resolver esses problemas, os especialistas recomendam o rejuvenescimento da pele facial a laser fracionado.
Porém, o procedimento é indicado não só para eliminar os sinais de envelhecimento, mas também para se livrar de doenças como:
- estrias na área do rosto;
- cicatrizes de tecidos;
- a formação de uma rede vascular pronunciada;
- poros dilatados;
- pigmentação;
- os efeitos da acne;
- rasas e que imitam rugas.
Além disso, essa técnica é considerada uma alternativa à cirurgia de endurecimento da pele.
Contra-indicações
Um laser fracionário tem suas próprias limitações, sob as quais a manipulação não pode ser realizada. Essas contra-indicações incluem as seguintes condições patológicas:
- processos inflamatórios na região facial;
- lesões da epiderme de origem fúngica ou infecciosa;
- história de crises epilépticas;
- doença cardiovascular;
- aumento da secura da pele;
- flebeurisma;
- Neoplasias malignas;
- patologias herpéticas agravadas;
- tendência a desenvolver uma reação alérgica;
- asma brônquica diagnosticada;
- doenças neurológicas.
Além disso, o uso de tal técnica é proibido durante o período de gravidez e amamentação.
Deve-se observar que as restrições listadas são condicionais. Ou seja, se houver um ou mais deles, o especialista deve avaliar todos os riscos a que o cliente pode estar exposto.
Treinamento
Para que o procedimento cosmético seja o mais bem-sucedido possível e com o mínimo de complicações, você precisa se preparar adequadamente para ele.
Bom saber!Em primeiro lugar, é necessário visitar uma esteticista que avaliará o estado da pele do rosto, excluirá possíveis contra-indicações e também dará algumas recomendações.
Por 3-4 semanas, você precisa abandonar o banho, sauna e solário. Proibido e ficando bronzeado ao sol. Antes de sair de casa, um creme protetor especial deve ser aplicado no rosto.
Não menos importante é a recusa em tomar certos medicamentos, em particular antibióticos e drogas destinadas a tornar o fluido sanguíneo mais fino. Nesse caso, o médico irá aconselhá-lo a começar a tomar medicamentos do grupo dos anti-herpéticos.
Nenhum outro procedimento que lesione a epiderme deve ser feito 14 dias antes da data prevista para o rejuvenescimento fracionário.
Executando
O processo de rejuvenescimento da pele do rosto é realizado em várias etapas. Primeiro, o especialista prepara a pele para outras manipulações. Para isso, a superfície da epiderme é limpa de restos de cosméticos decorativos, sujeira, poeira e sebo. Depois disso, o tegumento é tratado com anti-séptico.
Importante!Em seguida, é aplicado um creme com efeito anestésico, que deve ser mantido por 40-60 minutos.
Após a ação do anestésico, um gel de contato é distribuído sobre a superfície da face, o que contribui para um deslizamento suave e uniforme do sensor.
O processamento é realizado com a ponta do aparelho em linhas retas em diferentes direções. Os acessórios podem ser de vários tamanhos. Uma passagem permite processar até dois centímetros quadrados da área do problema.
Na etapa final, a esteticista remove os restos do gel de contato e aplica um creme calmante.
Em termos de duração, uma sessão em média não dura mais de 20 minutos. O próximo procedimento não pode ser realizado antes de 21-30 dias.
Cuidado depois
Nos primeiros dias, a pele deve ser tratada com uma pomada especial à base de pantenol. Como resultado, os microdanos cicatrizam mais rápido. No futuro, você pode passar para um hidratante que contenha ácido hialurônico.
Bom saber!É melhor usar água morna para lavar o rosto por 14 dias. Para não expor a pele a fortes efeitos do calor, deve recusar-se a ir à sauna e balneário durante o mesmo período.
Você também precisa sair de casa apenas depois de aplicar protetor solar com FPS 50 na pele, o que evita o aparecimento de pigmentação.
Possíveis consequências e complicações
O rejuvenescimento a laser fracionado pode ser acompanhado de efeitos colaterais. Como regra, na maioria dos casos, essas condições são a norma e desaparecem por conta própria em poucos dias.
As consequências mais comuns incluem a ocorrência de uma síndrome de dor pronunciada nos locais de exposição ao feixe de laser. Além disso, o aparecimento de vermelhidão, inchaço, descamação, cicatrizes e manchas da idade não são excluídos.
Bom saber!Muitas vezes, após o procedimento, ocorre uma reação alérgica, acompanhada de coceira e queimação. Isso sugere que o paciente tem intolerância a determinados componentes presentes na composição dos medicamentos utilizados.
Como resultado da liberação da linfa, uma crosta começa a se formar na superfície. Em nenhum caso você deve tentar eliminá-lo sozinho, o que pode levar a um aumento no período de recuperação.
Quando o resultado final é visível
Demora cerca de 6 meses para renovar completamente a pele, após o qual o efeito desejado pode ser visto. O resultado obtido dura em média 5 anos.
Vantagens e desvantagens
Se falamos dos aspectos positivos do procedimento, então, antes de mais nada, vale destacar o momento em que o rejuvenescimento a laser fracionado é adequado para qualquer tipo de pele. Além disso, entre as vantagens, os cosmetologistas destacam um curto período de recuperação, a preservação a longo prazo do efeito obtido, a capacidade de resolver a maioria dos problemas associados às mudanças relacionadas à idade.
Importante!As desvantagens incluem o alto custo, a presença de dor, uma série de contra-indicações, além dos riscos de efeitos colaterais e complicações.
O rejuvenescimento da pele facial a laser fracionado é um procedimento cosmético altamente eficaz que tem muitas vantagens sobre outros procedimentos anti-envelhecimento semelhantes. No entanto, não se deve esquecer que esse método não é adequado para todos e tem uma série de limitações. Portanto, antes de decidir sobre seu uso, você precisa consultar um especialista. Além disso, para reduzir a probabilidade de consequências, você precisa entrar em contato apenas com clínicas comprovadas.